sábado, 2 de outubro de 2021

Midnight Mass - 2021

Midnight Mass 


Criador: Mark Flanagan

IMDB: 7,9

Rotten Tomatoes: 92%   Audience Score: 74%

Nota do blog: 8




Flanagan ficou mais conhecido graças às suas adaptações dos livros Jogo Perigoso e Dr. Sono de Stephen King, e atingiu um outro patamar com as séries A Maldição da Residência Hill e A Maldição da Mansão Bly, que também são obras adaptadas de clássicos da literatura do terror.


Isso quer dizer que ele só sabe fazer adaptações? Não. Antes, ele fez alguns filmes que foram bem aceitos por parte de público e crítica, sendo Hush - A Morte Ouve o meu favorito.


Mas graças a essas adaptações, principalmente com as do King, que hoje é seu amigo pessoal, que ele conseguiu ditar um ritmo ao seu trabalho, e claro, usando referências do mestre até nas séries.


Midnight Mass, seu último trabalho, bebe diretamente da fonte de King. Praticamente tudo na história poderia ter saído de uma história dele. A pequena comunidade, os personagens fortes e marcantes, os diálogos bem elaborados, a crítica à intolerância religiosa, e claro, a lentidão na narrativa em alguns certos momentos.


No começo da série, essa lentidão me incomodou um pouco, mas depois percebi que era completamente necessária para a trama ganhar vida.


A trama conta a história da pequena ilha de Crockett, onde um ex-morador com um passado obscuro volta para ela, e basicamente no mesmo dia, um novo padre, carismático mas cheio de segredos, também chega à ilha.


Para mim esse é o melhor trabalho de Flanagan, se mostrando inteligente em todos os aspectos, criando personagens com ótimas camadas, que fazem com que o telespectador sinta suas dores e se apaguem a eles.


E claro, eu amo toda obra em que faz crítica a religião e que como ser cego por ela, independente qual crença for, pode ser prejudicial não somente para a pessoa, mas também para quem está ao seu redor.


Esse tema pode muito bem ser abordado hoje, aqui mesmo no Brasil. Afinal, quantos casos de pessoas cegas por religião que acabam prejudicando terceiros por causa disso vocês não conhecem?


É uma ótima série para refletir.


A, mas onde entra o terror nela? 

O terror é psicológico, mais aprofundado nos dramas pessoais dos personagens. Claro, o gore e o sobrenatural aparecem mais para frente na história, mas, pelo fato dela ser tão boa e bem narrada, esses elementos ficam em segundo plano.


Já assistiu? Então corra na Netflix e nos deixe a sua opinião.

Candyman - 2021

                               Candyman Diretor: Nia DaCosta IMDB: 6 Metascore: 72 Rotten Tomatoes: 84%   Audience Score: 72% No...